25/02/2013

PlayStation #1, o console que revolucionou a indústria dos games

O Playstation é um dos consoles mais importantes da história dos games. Ao longo de três consoles, muitos gamers aprenderam a amar o console feito pela Sony, e agora, quase 20 anos depois do primeiro modelo chegar às lojas, todos aguardam com muita ansiosidade o anúncio de sua quarta geração. Conheça um pouco da longa história de sucesso e alguns fracassos.


PlayStation e PSone (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) (Foto: PlayStation e PSone (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro))





Playstation: PSone também conhecido como PSX

No inicio da década de 90, a indústria de games crescia rapidamente.
Mesmo com a geração de 16 bits tendo sido lançada no biênio 1990/1991, no fim de 1993 as grandes potencias do mercado já discutiam quais os rumos seguir, e os jogos com gráficos 3D eram uma tendência natural. Foi neste momento que a Nintendo procurou a sua "amiga" Sony para iniciar o desenvolvimento de um novo console.

Não demorou muito para que os ânimos e as ideias entrassem em conflito. A Sony apostava que o futuro da mídia física nos games seriam CDs com uma maior capacidade de armazenamento, além de serem mais fáceis de trabalhar. Já a Nintendo acreditava que ainda era muito cedo para abandonar os cartuchos. Neste momento, a parceria das empresas foi desfeita, e a Nintendo iniciou a produção do sucessor do SNES, o Nintendo 64. Quanto à Sony, com uma tecnologia em mãos sem um comprador em potencial, tomou a arriscada decisão de entrar na guerra dos consoles.

O Playstation, conhecido como PSX ou PSOne, chegou nas lojas japonesas em dezembro de 1994 e ainda correndo com os consoles da velha geração. Depois de um ano em setembro de 1995 que ele chegou no Ocidente. Os primeiros jogos não empolgaram muito, e tinham grandes dificuldades em adaptar todo o potencial do aparelho, mas isto não afetou suas vendas, que foram acima das expectativas da Sony.

Com seu principal concorrente, o N64, chegando às lojas apenas em 1996, o Playstation teve um bom tempo para conquistar os jogadores e, mesmo ainda sem saber, causou duas revoluções no mundo dos games: o memory card e o seu controle Dual Stick. Embora o memory card não fosse exatamente uma novidade nos games.

Já o Dual Stick foi uma revolução silenciosa. Mantendo seu desenho nos dois sucessores do console, o controles lançado com o PSOne influenciou praticamente todos os criados desde então, seja o Gamecube da Nintendo, ambas as gerações do Xbox da Microsoft, e até mesmo portáteis como o Nintendo 3DS.

Com jogos como Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII, Metal Gear Solid e Tomb Raider, o Playstation foi o vencedor de um acirrada guerra de consoles contra o Nintendo 64, que tirou de uma vez por todas a Sega do ramo de hardwares. Em 2000 o console passou por uma reestilização, passando a ser chamado oficialmente de PSOne, mas os olhos do mercado já estavam voltados para o seu sucessor.


0 comentários:

Postar um comentário